Blog

Redução de custo e gestão financeira empresarial

Ter um financeiro claro e organizado possibilita ao gestor ser bem mais assertivo para administrar os recursos financeiros disponíveis.

Você sabia que seis a cada dez empresas fecham com cinco anos de atividade?

Esse dado alarmante foi divulgado em um levantamento do IBGE do ano de 2019.

Quando partimos para identificar os motivos disso acontecer, observamos entre eles a inconsistência na gestão e a falta de organização financeira como fator determinante.

Esse último é fundamental não só para o planejamento eficiente das atividades relacionadas a financeiras do negócio, como também para diminuir riscos, reduzir custos e identificar oportunidades.

Ficou curioso e quer saber mais como gerenciar as finanças empresariais de maneira mais assertiva na sua empresa? Acompanhe os próximos tópicos! 

Por que organizar as finanças empresariais é fundamental para o crescimento do seu negócio?

Não é novidade para ninguém que ter uma gestão financeira eficiente é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou ramo de atuação.  Ter um financeiro claro e organizado possibilita ao gestor ser bem mais assertivo para administrar os recursos financeiros disponíveis, fortalecer a ideia de negócio e planejar como expandir.

Além disso, manter as finanças empresariais bem organizadas é sinônimo de cortes em uma preocupação geral de muitos gestores: os gastos desnecessários.

Quando eles não são analisados, acabam refletindo em outros problemas reais, como a ausência de caixa ou o foco em um método de produção e/ou venda incorreto

Outro ponto importante que aumenta a necessidade desse acompanhamento diário é a variação de mercado, ainda mais na era digital em que estamos vivendo, onde muitas novidades surgem em curtos períodos de tempo. 

Em meio a isso, sai na frente as empresas que estão preparadas para todas as mudanças possíveis. Isso é bastante perceptível ao observar cases de sucessos de organizações estruturadas financeiramente. 

Assim, quanto mais eficiente e participativa for a gestão financeira, maiores serão os resultados positivos.

Por isso, não tenha medo de investir! Afinal, nenhuma ideia de negócio se torna brilhante se ela não sai do papel, não funciona e, o mais importante, não traz retornos financeiros.

Agora que você entendeu a importância da boa gestão financeira, por que não aprender a evitar os principais erros que levam empreendedores a fracassarem seus próprios negócios? 

Confira no próximo tópico! 

Erros que você deve evitar ao organizar suas finanças empresariais

Ao estruturar as finanças um negócio muitas dúvidas podem surgir. Por isso, listamos alguns erros comuns para você banir de vez da empresa:

·         Não medir desempenhos

Apesar de errado, é comum ver empreendedores negligenciando a importância dos dados gerados no dia a dia da empresa.

Uma vez que o gestor não presta atenção aos insights de desempenho dos fluxos internos, ele pode perder diversas oportunidades e deixar de gerar os resultados esperados.

Por isso, não cometa jamais esse erro!

Observe detalhadamente cada informação registrada. Por mais que elas não pareçam importantes no momento, em algum momento podem fazer sentido. Além disso, toda análise é importante para observar se o desenvolvimento da empresa está ou não sustentável.

Planeje-se, colete informações e crie métodos de controle para tudo. Com isso, os resultados aparecerão. 

·         Não ter controle de estoque

Você sabia que o controle de estoque pode ser decisivo para a estratégia de crescimento de uma organização?

Engana-se quem pensa que essa estratégia só reflete em organização. Um estoque bem controlado é capaz de eliminar custos excessivos sejam reduzidos e novas possibilidades sejam analisadas. 

Principalmente porque para ter um fluxo operacional positivo não dá para ter excesso ou falta de itens. É fundamental ter tudo bem calculado para que a demanda seja atendida, planejada e, claro, executada. 

·         Misturar finanças pessoais com finanças empresariais

Parece até mentira, mas esse ainda é um erro bastante cometido por gestores, principalmente para os que estão à frente do financeiro da empresa ou ainda estão no início das operações.

E, quando isso acontece, os resultados só podem ser catastróficos.

Primeiro porque não há uma definição clara do que a empresa de fato tem disponível. Ou seja, tudo se confunde, desde os lucros até os custos.

Dessa forma, jamais misture finanças pessoais com as da sua empresa. Por menores que elas sejam, essa não é uma estratégia eficiente para negócios que buscam expansão. 

·         Conhecimento sobre o modelo de negócio

Uma característica forte de um empreendedor de sucesso, com certeza, é o conhecimento acerca de todas as operações da sua empresa.

Isso porque sem a visão clara do que está acontecendo, muitas dificuldades podem surgir pelo caminho, inclusive nas finanças.

À vista disso, você, dono de negócio, deve conhecer bem as operações da sua empresa, pois é assim que as estratégias são otimizadas, pois quando os problemas são rapidamente identificados, os prejuízos são menores. 

·         Não identificar o preço ideal de venda 

Muitos empreendedores sofrem porque possuem uma ideia de negócio fantástica, mas, na hora de jogá-la no mercado, as expectativas não são alcançadas.

Isso pode acontecer por vários motivos, entre eles, a precificação incorreta.

Dessa forma, calcule bem todos os custos (tangíveis e intangíveis) que são necessários para alcançar o seu produto ou serviço final. Isso fará toda a diferença na hora de calcular os preços de vendas!

Lembre-se: o seu diferencial para captar clientes não precisa necessariamente ser preço. Qualidade do produto, excelência no atendimento, inovações operacionais… Tudo isso pode ser levado em consideração.

Por isso, antes de tudo, conhecer o perfil do seu cliente é extremamente importante.

·         Negligenciar o capital de giro 

O capital de giro, referente a diferença entre os recursos financeiros disponíveis em caixa e a soma de todas as contas a pagar com as despesas, é importantíssimo para a evolução de um negócio.

Se uma organização não possui esse capital estruturado, altas são as chances de prejuízo, e, consequentemente, a tão temida falência.

Sendo assim, toda empresa deve ter uma pessoa ou uma equipe responsável por acompanhar esse capital para que nada saia fora do esperado. 

·         Não gerir os lucros obtidos das finanças empresariais

Todo mundo gosta de ver a sua empresa crescendo e obtendo lucros, não é mesmo?

Porém, é muito importante saber gerir esses lucros para que eles não se transformem em problemas futuros, ou melhor, em dívidas futuras. 

Na hora de destinar o que foi obtido lembre-se, também, de reinvestir. Isso é importante para que a empresa continue em um ritmo bom, gerando mais oportunidades. 

Sendo assim, tenha olhar estratégico e  atenção aos lucros.

Conclusão

Viu como os detalhes fazem a diferença na hora de organizar as finanças empresariais?

Justamente por isso é importante desempenhar cada atividade com o máximo de atenção possível para que nada saia fora do planejado!

Não tem tempo ou equipe para fazer isso? Então conte com a FST Consultoria para gerenciar diariamente o financeiro do seu negócio, desde o acompanhamento das contas a pagar até o controle da inadimplência.

Entre em contato conosco!

Posts Recentes

Mande uma mensagem